ForeFuel™ é um sistema inovador de gerenciamento total de combustível que controla o abastecimento de frotas e auxilia na prevenção do desperdício e do desvio de combustível.


O ForeFuel beneficia as companhias de petróleo, operadores de postos de combustíveis e os proprietários de frotas.

 

O grande consumo de combustíveis por parte de empresas que utilizam veículos ou máquinas para desenvolver suas atividades e realizam os abastecimentos em postos internos, tem gerado uma ampla busca por sistemas de controle de abastecimento e gerenciamento de combustíveis. Não é para menos. Pois cerca de 50% do custo operacional de uma transportadora vem daí.

 

Os principais objetivos, na implantação de medidas nessa área, são a redução de custos, a garantia na obtenção de informações precisas e a eliminação dos riscos de fraudes e desvios.

Gestores de frota - de acordo com depoimentos dos clientes, o controle rigoroso pode reduzir suas despesas com combustíveis entre 5-20%.

 

  

 

ForeFuel possui componentes modulares, que podem ser ajustados conforme a necessidade do cliente. A solução possui dois níveis pré-moldados:

 

 Nível 1 - FuelOpass: Abastecimento por identificação do veículo/motorista;

 

• Nível 2 - FuelOpass & DataPass: Abastecimento por identificação do veículo/motorista + coleta automática de hodômetro, horímetro, tempo ocioso, horas trabalhadas da tomada de força (PTO), alertas de excesso de velocidade e RPM, códigos de erro e etc;


 

Benefícios

 

• Economia de despesas com combustíveis;

 

• Acaba com fraudes e desvios de combustível, assegura que o combustível seja utilizado somente pelos veículos credenciados;

 

• Uso eficiente de tempo e mão de obra na gestão de frotas e contabilidade precisa;

 

• Gera relatórios sobre uso e consumo de veículos;

 

• Coleta automática de dados de hodômetro e horímetro com total precisão;

 

• Controla e otimiza o processo de abastecimento, reduzindo seu tempo pela obtenção automática de dados;

 

• Relatórios de frota avançados, com base em informações coletadas a partir do barramento de dados dos veículos.


 

Processo de Instalação e Operação

 

A unidade do veículo:

 

 

• Os veículos serão equipados com antenas RFID (FuelOpass), que possuem um ID Chip que armazena as informações do veículo, como: modelo, placa, nº do chassi, código de frota, tipo de combustível e etc. Instaladas no bocal do tanque de combustível, com mecanismo totalmente seguro e á prova de violações, em tentativa de remover a antena, um lacre eletrônico se rompe, e a mesma torna-se inutilizável.

 

• Opcionalmente, é possível capturar informações de bordo dos veículos, para gestão de consumo e manutenção, um microprocessador (DataPass) é conectado ao barramento de dados do veículo e extrai dados do hodômetro, horímetro e informações adicionais.

 

O DataPass possui duas versões, o Basic e o Plus, os dados que ambos podem coletar dos veículos/máquinas e transmiti-los durante o abastecimento são:

 

         

 

A estação de abastecimento:

 

  

• A estação será equipada com uma unidade controladora (OrCU), responsável pelo controle total das bombas, ou seja, a liberação ou não de abastecimentos e o armazenamento e gerenciamento de dados.

 

Os bicos de abastecimento serão equipados com leitores sem fio (Nozzle Reader), Os leitores coletarão as informações do veículo (FuelOpass e DataPass) e transmitirão para a unidade controladora (OrCU), para a autorização ou não do abastecimento e posterior armazenamento e gestão.

 

A unidade do motorista/operador:

 

 

• Opcionalmente, é possível efetuar a identificação do motorista/operador do abastecimento, que é feita pela utilização de tags RFiD, que em comunicação com o Tag Reader reconhece o usuário, e após a identificação do veículo libera o abastecimento e armazena a informação. Informações adicionais podem ser solicitadas no Tag Reader e respondidas através de seu teclado.

Complementos Adicionais

 

Fleet Head Office Software

 

 Orpak - Fleet Head Office


Um dos componente complementares do ForeFuel é o software centralizado Fleet Head Office que consolida informações e o controle de várias estações em uma única plataforma, proporciona gestão superior de combustíveis e gera relatórios de frota avaçandos, fornecendo um backbone de informações que ajuda a manter sua frota operando de forma mais eficiente e econômica.

 

 FHO - Screenshots

 

Vantagens:

 

Sistema web-based, fornece flexibilidade para gerenciar as operações de qualquer lugar, basta estar conectado à Internet;

 

Gerencia o estoque de combustível em estações diferentes e emite alertas para estações com níveis críticos de combustível, vazamentos, transbordamentos e outros eventos. O sistema armazena o histórico de cada tanque e fornece previsão para entregas futuras;

 

Interface segura para gestores, cada gestor é capaz de gerir sua própria frota e não tem qualquer acesso a outras frotas;

 

Relatórios personalizados configurados facilmente, para obter a informação que você precisa, da forma que você precisa;

 

Programação de manutenção pró-ativa, ajuda a extender a vida útil dos veículos e equipamentos;

 

Restringir e limitar abastecimento à veículos e motoristas com base no tempo, localização, tipo de combustível e mais.

 

Opera de forma baseada em importação e exportação de dados, podendo ser integrado com sistemas terceiros.

 

Integração ao TLS4 - Medição e Monitoramento de Tanques

          

O TLS4 é um sistema de medição e monitoramento ambiental da Gilbarco Veeder-Root que ajuda manter seu posto de combustível operando continuamente, aumentando a eficiência e a rentabilidade do seu negócio.

 

Permite o completo gerenciamento do estoque do posto, protegendo o meio ambiente. Atende todas as normas vigentes no país inclusive para testes de estanqueidade de tanques. Permite obtenção do volume dispensado pelas bombas, possibilitando a reconciliação (dados para o LMC) e a auto-calibração dos tanques gerando maior precisão do inventário.

 

Com a integração entre o TLS4 e o ForeFuel você será capaz de gerenciar todas as etapas do combustível em sua empresa, através do software Fleet Head Office, desde a descarga nos tanques, armazenamento, abastecimento e consumo, possibilitando assim uma gestão totalmente automatizada.


 

Apresentação em PDF

 

 

Advertisement

 

 

 

 

Veja o vídeo institucional detalhando o funcionamento do ForeFuel - Nível 2:

 

 

Detalhando o funcionamento do ForeFuel - Nível 1:

 

 

 

VIU

 

Produtos que componhem o ForeFuel:

 

Clique na imagem para ampliar.

 

 

DataPass

 

 

DataPass

 

 

 

ANTENA

 

 

FuelOpass

 

 

 

Tag

 

 

Tag

 

 

 

Tag Reader

 


Tag Reader


 

Bico

 

 

Nozzle Reader


 

Bico

 


OrCU


 

 

Comunicação

 

 

Para casos onde há necessidade da utilização de galões, é possível utilizar a antena FuelOpass (figura abaixo), que é fixado no bocal do galão permitindo a identificação do mesmo e a liberação do abastecimento.

 

 

O FuelOpass do galão pode ser gravado com informações iguais as do veiculo que o utilizará, para que o uso do combustível seja atribuído ao mesmo veiculo. Dando segurança a informação referente ao uso desse combustível.

 

 

   

 

Para o caso de veículos que necessitem abastecer e não possuem as unidades veículares instaladas, poderá ser utilizado o Manual Authorizer (figura acima), um autorizador manual que possui um código de identificação único para atribuir ao usuário do autorizador a utilização do combustível, basta aproximá-lo do leitor de bico e pressionar seu botão, em questão de segundos o autorizador é identificado e o abastecimento liberado.

 

 

 

 

 

Interface para sistemas TLS (Gilbarco Veeder-Root)

 

    TLS-350

 

O ForeFuel possui interface para se conectar aos sistemas TLS e fornecer monitoramento e medição de tanques. Isto é muito importante, pois controla a entrada e saída de combustíveis nos tanques dos postos de forma sincronizada, e informa quando há divêrgencias (desaparecimento de combustível).